terça-feira, 5 de janeiro de 2010

HAPPY 42 BEER - Minha terceira cerveja.

Domingo, dia 22 de novembro, realizamos nossa terceira brassagem, em comemoração ao meu aniversário de 42 anos. E o nome escolhido para a cerveja foi "HAPPY 42 BEER".

FOTO: Rótulo da cerveja.

A receita da cerveja foi baseada no meu estoque restante de insumos, e assim utilizei malte de cevada pilsen e malte de trigo claro, além de lúpulos de amargor e aroma. Assim, não foi escolhido um tipo específico de cerveja, e a produção foi menor do que a habitual, somente 12 litros.

FOTO: Panela já na fase de resfriamento.

O diferencial desta cerveja aparece na fase de fermentação. Decidimos colocar frutas vermelhas (cerejas e amoras) no balde de fermentação, na tentativa de dar um gostinho diferente, e a levedura escolhida foi a S-33, gentilmente fornecida pelo amigo Gustavo Danhone, grande mestre cervejeiro de Ribeirão Preto. Seria a "HAPPY 42" uma fruit beer?

FOTO: Amoras e cerejas já no balde de fermentação.

O tempo proposto para fermentação e maturação foi de 3 semanas, e depois mais 15 dias de segunda fermentação na garrafa.

A cerveja mais uma vez foi feita entre familiares e amigos, que ao final do dia já estavam ansiosos em experimentar a "HAPPY 42" no final do ano.

A degustação na primeira garrafa aconteceu no Natal, e a segunda no Reveillon. Saúde e Feliz 2010 cervejeiro!!!

Um comentário: