segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

25 anos do Rock in Rio - 11/01/1985.

O Rock in Rio foi realizado pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro, entre 11 e 20 de janeiro de 1985 em área especialmente construída para receber o evento. O local, um terreno de 250 mil metros quadrados que fica na Barra da Tijuca, na divisa com o bairro de Jacarepaguá, ficou conhecido como "Cidade do Rock" e contava com o maior palco do mundo já construído até então: com 5 mil metros quadrados de área, além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infra-estrutura para atender a quase 1,5 milhão de pessoas - o equivalente a cinco Woodstocks - que freqüentaram o evento.



Tive o privilégio de viver a primeira e antológica edição do Rock in Rio, na época com os meus 17 anos de idade. Posso afirmar que jamais passarei por uma nova experiência musical e cultural tão intensa e emocionante. Comprei o bilhete que dava direito aos 10 dias de Festival, mas fisicamente só consegui estar presente em 7 dias, mesmo sendo ainda muito jovem, pois chegava à cidade do Rock por volta das 15 horas, e somente retornava para casa com o sol do outro dia já brilhando no inesquecível verão carioca de 1985.
A primeira noite já confirmou o altíssimo nível do Festival, simplesmente com Whitesnake e Iron Maiden abrindo para a banda britânica Queen. Um desfile de monstros sagrados do rock and roll.

Data: 11 de janeiro de 1985.
Público: 300 mil pessoas.
Programação do primeiro dia:
Ney Matogrosso.
Erasmo Carlos.
Baby Consuelo e Pepeu Gomes.
Whitesnake.


Iron Maiden.


Queen.


QUEEN - Sem dúvida alguma o melhor show que assisti ao vivo em minha vida! Estrelas máximas do evento, todos os integrantes do Queen concordaram em qualificar aquela apresentação como uma das cinco mais emocionantes do grupo, e Freddie Mercury qualificava a execução da canção Love of My Life como a melhor jamais feita pela banda. Na época, o grupo inglês estava na turnê do disco The Works.

Abram uma cerveja puro malte e curtam esta inesquecível performance do Queen. Antológica!!!

Um comentário: