sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cerveja e Copa Mundo, tudo a ver!

Amigos, estive em cinco Copas do Mundo, mas a da Alemanha em 2006 foi certamente a mais cervejeira de todas. Entre muitas histórias, escolhi uma de Munique, Capital da Cerveja, para publicar no blog. Viva a Copa do Mundo!!



Copa da Cerveja.

Alemanha 2006, a Copa do Mundo no país da cerveja. Admirador da bebida, optei pela estadia em Munique, terra da famosa Oktoberfest, e centro da maioria das grandes cervejarias do país.

A rotina dos torcedores presentes ao Mundial sempre estava relacionada com a cerveja, nas suas maravilhosas variedades, e nomes como Weiss, Weizen, Bock, Pilsen, Rauchbier, Kölsch, entre outros, faziam parte das comemorações ou lamentações das torcidas de todos os países participantes. A “generosidade” dos grandes copos e canecos alemães, muitos com capacidade de 1 litro, transformavam os encontros das torcidas em momentos de risos, dança e confraternização, uma “Torre de Babel alcoolizada”.



Lembro de muitos momentos divertidos, mas o destaque de minhas participações nas festas das torcidas aconteceu em Munique, no dia 24 de junho de 2006, quando pelas oitavas-de-final a cidade recebeu o jogo Alemanha 2 x 0 Suécia. O dia foi todo especial, um clima de festa iniciado já no café da manhã dos hotéis, e que rapidamente tomou conta das ruas e parques. Estádio Allianz Arena lotado, assim como os telões espalhados pela cidade.

A bela exibição da seleção anfitriã, vencendo os fortes suecos com dois gols de Podolski, foi a senha que faltava para transformar Munique em um gigantesco baile de Carnaval, sem samba mas com muita música típica da região da Bavária. E nossa escolha para comemoração pós-jogo não poderia ter sido melhor, a tradicional cervejaria Hofbräuhaus München, uma das referências mundiais para a cerveja “puro malte”, característica da “Lei de Pureza” das cervejas alemãs, que diferentemente de muitas cervejas comerciais brasileiras, não mistura cereais não maltados como milho e arroz, valorizando a pureza e o sabor dos maltes de cevada e lúpulos.



Os momentos dentro da cervejaria são inesquecíveis, torcedores de quase todas as seleções com suas camisas e bandeiras, dançando juntos, subindo em cima das longas mesas de confraria, ao som de uma típica e animada banda bávara. O momento da entrada de um grupo de torcedores suecos no recinto da Hofbräuhaus simbolizou muito bem o espírito de confraternização e “Fair play” que envolve as Copas do Mundo. Derrotados e eliminados do torneio, chegaram cantando, sorridentes e fantasiados, entrando rapidamente no “baile”, sendo recebidos com aplausos e gritos de “Lukas Podolski”, provocação pacífica seguida das gargalhadas de todos os torcedores.

A Copa de 2010 tem tudo para ser mais um grande momento de paz e festa, não somente na África do Sul, mas também aqui no Brasil, e para isso os torcedores devem comemorar muito, mas sempre com respeito ao próximo e às diferenças, lembrando também de uma regra básica: se beber, não dirija!

Fotos: Acervo pessoal de Tarcísio Vascão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário