quinta-feira, 8 de outubro de 2009

FIRST STOUT BEER.


A minha primeira produção de cerveja artesanal finalmente está concluída.
Terminada a primeira brassagem, iniciamos a fermentação a 18°, que durou 10 dias. Depois iniciamos o processo de maturação, transcorrido em 20 dias.
Dia 27 de setembro realizamos o engarrafamento da cerveja, porém antes fizemos um priming com 6g açucar/litro de cerveja, para favorecer o processo da segunda fermentação, já dentro das garrafas.
Logicamente, "experimentamos" alguns litros no dia, apenas com a primeira fermentação. E todos (suspeitos!!, rssss...) gostaram do resultado. Faltou realmente carbonatação, mas a cerveja estava bem alcóólica, com cor, corpo e aroma muito agradáveis.Realmente apresentava características de uma cerveja tipo STOUT.


Conseguimos um total aproximado de 17 litros de cerveja, sendo feito priming de 12 litros, e o restante consumido imediatamente após o final da maturação.
Posteriormente ao engarrafamento, esperamos mais 10 dias para experimentar a cerveja após a segunda fermentação. A melhora ficou evidente, e o principal defeito encontrado após a primeira fermentação, a falta de carbonatação, foi bem resolvido.
Como fico um pouco constrangido de comentar sobre minha própria cerveja, melhor apresentar o comentário dos amigos do Empório Biergarten, referência em cerveja caseira e artesanal no interior do Estado de São Paulo.
O texto e fotos abaixo foram publicados no site http://www.emporiobiergarten.com.br/blog/. Visitem o maravilhoso blog dos amigos Marcelo e Gabriela!


Tarcísio nos trouxe sua primeira cria pra gente provar. Apaixonado por Guinness, a receita escolhida, claro, foi uma Stout. E de responsa! A produção, feita em parceria com o pai e acompanhamento de toda a família (inclusive os gêmeos), foi realizada em São José do Rio Preto. Ou seja, uma mudança de equipamentos dentro do carro desde Ribeirão até lá. Mais as crianças, os sogros, a Dri e a babá. Isso é que é vontade de fazer cerveja!

Para degustar, tivemos também as avaliações dos grandes amigos Anna e Daniel Navarro (que estavam aqui, nos passando vontade, depois de terem voltado da Bélgica): aprovadíssima por todos!
Agora, vamos ao que interessa: a cerveja! Ela estava sedosa, com uma espuma persistente e bastante saborosa. Pra primeira cerveja, o vascaíno mandou mais do que bem! Provou que já é um cervejeiro de mão cheia!
Parabéns, Tarcísio!

3 comentários:

  1. deliciosa a cerveja....

    adorável , o rótulo......

    Parabéns, mestre cervejeiro, Tarcísio!!!!!
    MUITO SUCESSO !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Delíciaaaa!!!
    Já dissemos e torno a repetir: PARABÉNS!
    Você se saiu muito bem! ;)

    Beijão

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Que legal que ficou muito boa a sua cerveja. Eu estou tentando produzir uma stout (paixao pela guinness também). Você poderia me dar alguma dica de como fazer?
    meu email tiago.kaviski@gmail.com

    Abraço

    ResponderExcluir