domingo, 26 de julho de 2009

F.C. St. Pauli (Hamburgo - Alemanha) - O clube de futebol mais Rock and Roll.


O F. C. St. Pauli foi oficialmente criado em 1910, porém a sua história começou em 1899, com um pequeno e informal grupo de adeptos do futebol chamado Hamburg-St. Pauli Turn-Verein, mas o primeiro jogo só aconteceu em 1907 contra um time de mesmas características. Oficialmente criado em 15 de maio de 1910, o clube jogou como St. Pauli TV na Kreisliga Groß-Hamburg (Alsterkreis) até 1924 quando uma excluída parte formou o St.Pauli.

Veja o St. Pauli entrando em campo ao som de Hells Bells, do AC/DC. video

Foi em meados da década de 1980, que o St. Pauli deixou de ser apenas um time de futebol. Ele se tornou um time cult. O clube tinha a vantagem de estar próximo a Reeperbahn, centro da vida noturna da cidade e de suas "red-lights". Isso foi favorável ao aparecimento de uma cena alternativa, onde os fãs, a maioria com tendências de esquerda, transformavam os jogos em verdadeiros eventos festivos. A bandeira pirata com sua caveira e ossos cruzados, foi adotado como um emblema não-oficial, por sua torcida. O St. Pauli foi o primeiro time a banir oficialmente de seus estádios e torcida, elementos de extrema direita e com comportamento ultra-nacionalistas, bastante comuns na época onde o comportamento "hooligan" inspirava jovens facistas em toda a Europa. Em 1981, o time teve uma queda drástica no número de espectadores em seus jogos. Os frequentadores, não passavam de 1.600 pagantes por jogos. Mas ao final da década de 1990 isso foi revertido e passaram a vender frequentemente todos os ingressos disponíveis para a partida, que em números daria em torno de 20.000 pessoas a cada jogo.

No início dos anos 90, os meios de comunicação começaram a trabalhar com a imagem cult do time, ou seja, focando sempre no punk como imagem e atitude base dos torcedores. A esta altura, vários apelidos foram sendo criados pela mídia, como Freibeuter der Liga (Piratas da Liga) ou Freudenhaus der Liga (algo como o Bordel da Liga). Mas esses nomes não são ditos atualmente pelos fãs.
Ao ser o primeiro time a banir a extrema-direita de seu estádio, o Millerntor, o Sankt Pauli trouxe para suas fileiras nas arquibancadas muitos dos membros ativos da comunidade envolvida com o hardcore, com seu epicentro nos squats da Hafenstrasse, uma rua com quase todos os seus prédios invadidos e habitados por jovens desempregados vivendo do seguro social, ativistas vegetarianos ou vegan, músicos, produtores de shows, artistas. Até um goleiro do Sankt Pauli veio destas ocupações.

A ligação com a equipe no campo musical pode ser identificada com as centenas de canções compostas em homenagem ao Sankt Pauli. Brux tem todas gravadas em sua casa. Em 2000 a famosa banda americana Bad Religion jogou uma partida beneficente contra o terceiro time da casa e Andrew Eldritch, do Sisters of Mercy, durante a turnê de sua banda em 2006, tocou com a camisa da torcida.
A mais recente foi a homenagem dos britânicos do Art Brut com o lema de todo punk que se preza (Punk Rock ist nicht tot – O Punk Rock não morreu). Impossível numerar todas as citações, inclusive na cena brasileira, onde músicos do Carbona, Agrotóxico, Confronto ou Jason usam a famosa caveira do clube em seus concertos.
Que o F.C. St. Pauli tem tudo a ver com Rock and Roll você já percebeu, mas e com cerveja? Será que ainda temos alguma dúvida?

3 comentários:

  1. Interessante.....
    football, rock e cerveja juntos...
    o poster da cerveja é lindo!

    ResponderExcluir
  2. serei torcedora dessa equipe... mesmo sendo Brasileira, mas sou torcedora pelos ideais dessa equipe.... mesmo sendo Brasileira, onde existe a melhor seleção do mundo... a seleção que é penta campeã do mundo... Foi uma equipe alemã que me fez ver algum sentido no futebol!!! Vesti essa camisa!!!!

    ResponderExcluir
  3. Moro no Rio Grande do Sul,Brasil, chamou-me a atenção a reportagem assistida no dia 15/01/12,sobre F.C.St.Pauli, sua torcida, sua história,a união do povo em torno do clube,o Estádio com sua bela fachada noturna, tanto que,busquei mais dados informativos.A historia do F.C.St.Pauli foi motivo de comentários com amigos. Maravilha.VIVA O ESPORTE.

    ResponderExcluir